quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

São Bento do Sapucaí





Flora e Fauna na Cachoeira dos amores
Sem palavras, nessa viagem com amigos queridissímos fui surpreendida por uma calmaria, e um contato com a Natureza, assim que realmente fico sem palavras, as nuances de luz e sombra que formam vários verdes entre os musgos. Borboletas que voam e pousam delicadamente perto de nós, sensação de completa plenitude do ser!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

São Bento do Sapucaí





O verde que cresce nas fendas das rochas......
O musgo que se forma.........
A folha da Embaúba que se contorce..............

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

São Bento do Sapucaí

Primeiro dia, quem nos recepciona? O Arcos íris, a quanto eu não te vejo, que presente!!!!
No mar de montanhas sem fim, eis que surge a Pedra do baú!



Serra da Mantiqueira
São Bento do Sapucaí

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008



Véspera de Natal!!!
Fiz uma ceia romântica e quem veio pra mesa, heheh, meu vaso de suculenta!Acho que ficou bacana!
Minha irmã ligou de Londres, talvez sejamos uma familia realmente ligados a terra, porque depois de estudar Administração de empresas, estar em Londres tendo várias experiências de vida e com vinhos! Ela decidiu que vai batalhar pra ter sua própria vinícola!!!
Minha vó não deve entender muito bem o significado do Natal, mas de qualquer forma...
Obatchan Feliz Natal!!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008







É verdade, eu e a Obatchan montamos os vasinhos!Tinha até me esquecido!

Essa é a coleção de cactos da Obatchan !!!
Cada um com um formato inusitado!!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008



Essa é a hortinha da Obá!
Simples, mas cheio de Cebolinha, Ah!!! Essas cebolinhas, a vida inteira comemos dessa cebolinha no Omissoshiru(sopa de soja) que minha mãe faz até hoje! Pra colocar no Natô,(feijão fermentado).
E é uma mistura de hortaliças, cebolinha, Espinafre, Salsinha, tem até o Alisso no meio que dá um contraste de cor!!!!
Será que podemos dizer que é praticamente uma permacultura, onde minha vó deixa até que o Alisso crescer ali?!!!
Sim, segundo esse site sim!!!
outro site interessante
Caramba me dei conta agora, que minha vó era uma pessoa totalmente engajada que praticava permacultura e o jardim dela é totalmente sustentável!!

sábado, 20 de dezembro de 2008





No canto da Obá tem dua floreiras que são de morango, e eu vou te falar, como deu morango, eram morangos pequenininhos bem vermelhinhos, um sabor incomparável, melhor que muito morango que já comi!!!
Quando chegavamos na casa da minha mãe, lá vinha a Obá dizendo que podia pegar um moranguinho que estava bom pra comer.....
Hehehe, hoje em dia, não consigo comer os morangos vendidos em supermercado ou feiras, eles são enormes e não tem gosto de morango do Cantinho da Oba, o sabor é totalmente diferente, o jeito é continuar cuidando dos vasos pra poder comer morango, mesmo que seja um morango, mas com o todo o verdadeiro sabor!!!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


No canto da Obá, entre um vaso e outro, sempre aparece uma folhas de espinafre, acho que as sementes vão se espalhando na terra e também com o vento, vira e mexe as folhas de espinafre dão o ar da graça nos vasinhos, e aqui temos um tomatinho!!!!
É bem legal quando minha vó planta os tomatinhos cerejas também!!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Olha o tamanho da Hortelã!!!!!
Minha vó veio falando pra mim, que se a gente plantar hortelã próximo das outras hortaliças fica mais difícil das pragas virem por causa do cheirinho mais acentuado, heheh, muito fofa!!!!
Salve a grande sabedoria do dia-a-dia!!!
Hum!!!!
E hortelã fica uma delícia no suco de abacaxi, no tabule que a vizinha da minha mãe ensinou a Dona junko a fazer, um amigo meu o Roberto disse que se vc bater a erva cidreira com a hortelã e fazer um suco, fica muito gostoso, outro dia ia fazer, mas como estava frio, preferi fazer chá com os dois!!!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


E é assim que a janela da cozinha da minha mãe fica, com vários vasinhos de suculentas!!!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008




Pachyphytum compactum blue
Linda, linda, toda suculenta!!!!
Olha que interessante, a suculenta que está mais alta estava em um outro vaso, minha vó transplantou-a para esse vasinho, com o tempo foram brotando todas essas suculentas no caule e na terra!!!







segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Olha a flor!!!!



Essa é a Haworthia fasciata!!!
Suculenta que solta brotinhos em suas laterais, solta um pendão comprido onde em suas pontas desabrocham inflorescências que são um charme, como na foto acima.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Manjericão!





Hoje fui ver minha vô!!!O tumor tem aumentado de tamanho, mas para minha vó é como nada tivesse acontecido, continua fazendo sua coisinhas do dia-a-dia e não pará de rir quando estamos lá, e não demonstra chateação ou mágoa por não poder subir as escadas e ficar horas cuidando de suas plantinhas...

Aproveitei e colhi da hortinha umas folhas enormes de manjericão, e o que é incrível é que esse manjericão é de vasinho!!!Mas também o Manjericão tem tratamento mais que VIP, heheh, minha vó sempre está afofando a terra, sempre de olho em algum bichinho, adiciona na terra o seu mágico composto orgânico, adiciona também a casca de ovo que ela cuidadosamente seca e amassa(meus avôs lavavam, secavam, amassavam a casca do ovo e jogavam por cima do arroz, nossa!!! farofa de casca de ovo, segundo meus avôs era muito bom pra saúde, na verdade é puro cálcio!!), e sem aditivos químicos e muito menos pulverização de algum veneno, pois é olha aí, minha vó surpreendendo de novo, super IN, hortaliça sem agrotóxico!!

Meu irmão e eu fazemos pesto, ricota com manjericão então é uma delícia no pão!!!hahahahah até rimou!!!

Arigatou obatchan!!!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008



Crassula pyramidalis
As suculentas são muito conhecidas por suas folhas gordinhas e suculentas como já diz o próprio nome, mas suas inflorescências são um show a parte!
Como a natureza é perfeita, aqui podemos constatar a geometria sagrada, as proporções e formas contida no micro e macrocosmo, e a Espiral áurea, padrão que existe na Natureza. Queria até mandar um abraço pro pessoal que fez Geobiologia na Umapaz comigo, onde aprendemos todos esses conceitos e verificamos vários exemplos maravilhosos, como a forma dessa suculenta!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brotinho de suculenta!!!





Esses são os brotinhos da suculenta Echeveria elegans!!!


Para se fazer a multiplicação vegetativa, pegue uma folha que está mais próxima da terra, tire -a com cuidado e deixe a folhinha descansando na terra, em algumas semanas com a própria água que está armazenada na folha, ela soltará uma rosetinha dando uma nova muda!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008


Olha o mar de suculentas!!!
A suculenta Sedum pachyphyllum fica mais verdinha na meia sombra e a pleno sol suas pontinhas ficam avermelhadas e sua inflorescência é amarelinha!!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

No canto da Obá tem Suculentas, tem!!!!
















O que mais tem no canto da Obatchan, é suculenta!!!!
Essa aí é a Echeveria secunda glauca, olha que linda a inflorescência dela!!!
Minha vô tem um monte de vasinhos de várias espécies de suculentas, tanto é que eu dou de presente pra amigos, pra clientes,e no meu aniversário quem passou por lá ganhou é claro uma suculenta pra levar pra casa!


Na foto: meu aniversário com várias suculentas e os amigos Bia e o João!

Tem uns sites bem legais falando de suculentas o www.suculentas.com.br, dá uma infinidade de informações desde de luminosidade de cada espécie e nomes científicos
E o da Thais Lauton, que é muito fofo, cheia de idéias super bacanas, e que adora suculentas www.blogcheirodemato.com.br
Dá uma passadinha por lá!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008




Essas fotos são de quando meus avôs tinham terreno em Nanuque - Minas Gerais.
Meus avôs no meio do tomateiro e até minha mãe na outra foto e meu tio montado no jegue!
O sonho de meus avôs era o de deixar o sítio bonito com várias árvores frutíferas, com muita verdura e legumes na horta para que quando os netos fossem visitá-los estariam esperando com muita fartura.... Infelizmente houveram várias dificuldades e isso acabou não acontecendo... Eles a princípio foram para Porto Alegre onde meus tios moram e depois acabaram parando em São Paulo, que loucura...Mas mesmo aqui, num pedacinho de terra e mais tarde em vários vasos, eles conseguiram fazer milagres!!!!Meu pai também imigrante a princípio veio para o Brasil para plantar Nira, um tempero japonês, ficou em uma colônia japonesa no Rio Grande do Sul chamado Ivoti, e plantou um pouco, mas logo acabou indo para a área comercial.
Hoje, acho até graça, porque quero ter um espaço pra poder plantar árvores nativas reverenciando cada membro da família, poder ter muito mais contato com a natureza que assustadoramente me faz um bem danado. De repente porque não essa área se tornar uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural!!! Outro dia numa conversa entre eu e minha irmã, ficamos estupefatas, como nossos sonhos acabam sendocoincidindo ao de nossos avós e pais, pois minha irmã está com um projeto lindo de fazer sua vinicultura talvez biodinâmica com certeza sem agrotóxicos!! Como nossos sonhos estão ligados a terra!!