terça-feira, 30 de junho de 2009

Bem vinda flor de cerejeira!!!


Meu pai e a Obatcham do Japão aproveitando o hanami!!!

Sakura, do Clube Nippon

Sakurá - Parque do Ibirapuera





Já estão desabrochando as primeiras flores da cerejeira, você pode observar no Parque do Ibirapuera, próximo ao Jardim Japonês, beirando o lago, elas estão florindo!!!!
E os patos, ah!!! os patos mesmo nesse frio eles se banham nas águas do lago, vão colocando a cabeça na água como se estivessem mergulhando e a água escorrendo pelas costas, o mais engraçado é o ganso, ou cisne negro, vou pesquisar, essa ave, tem uma elasticidade impressionante no pescoço, pois é, tudo isso acontecendo ali no parque pertinho da gente, vai lá, as cores dos patos, marrecos, está num nítido impressionante, e quando vc olha pra cima vê as flores de cerejeira...ai, ai...

Para os japoneses a flor de cerejeira é simbolo de felicidade, e flor nacional do país, segundo as lendas havia uma princesa que era venerada no topo do Monte Fuji, na qual um dia ela caiu dos céus sobre um Sakura!! A floração da cerejeira era comparada também a efemeridade dos samurais e não havia glória maior para um samurai morrer num campo de batalha coberto por pétalas de sakura.... Até os famosos Kamikazes levavam em seu peito uma flor de cerejeira quando iam para seu destino final, bom para ver como a flor de cerejeira é importante para os japoneses....
Histórias a parte o que sinto é que depois de um inverno rigoroso como passam os japoneses e o próprio sakura, a primavera chega com a magnifica floração dos sakuras anunciando vida!!!!
É quando acontece o Hanami (ver ou contemplar as flores) uma legião de pessoas se movem paras, como o de Ueno em Tokio que recebem quase 2 milhões de pessoas, e em Kyoto os hóteis ficam lotados!!!!
As famílias fazem aqueles maravilhosos Obentôs, e passam um maravilhoso momento contemplando as flores com a família, adorei!!! Pq não fazermos isso lá no Parque do Ibirapuera, não é mesmo, ou mesmo nas árvores que dão sombra....
Nossa acabei de me lembrar que quando era criança, as meninas da minha rua combinavam de se encontrar debaixo de um alfeneiro, que hoje infelizmente foi cortada... Nos encontravámos com nossas bonecas e passavámos a tarde ali a brincar com um sol gostoso e o Alfeneiro ali nos protegendo....














sexta-feira, 26 de junho de 2009

Brincando com as flores!!!!



Durante caminhada pelo parque com minha mãe que está se recuperando de uma cirurgia do joelho, mesmo mancando quando ela avistava algumas flores no chão, ela já mudava de fisionomia e ia "correndo" pegar as flores, isso ela faz sempre com as florzinhas do Cantinho da Obá! E deixa a casa mais feliz!!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dia nublado e chuvoso!




São Paulo precisava de chuva, né...
Nossa, quando olhavamos o horizonte aquela faixa cinzenta lá no fundo!
Mas tá tudo tão cinza, né!!!

Fui na minha varanda, tenho umas marias sem vergonhas que trouxe do Jardim da minha vó, cortei as hastes que estavam bem compridas, cortei o caule de 10 em 10cm, e coloquei na terra do meu vaso, depois de um mês a maria sem vergonha se estabaleceu, como o Sol aqui bate pela manhã, e fica mais ou menos de uma a uma hora e meia, ela fica comprida, estiolada, mas não para de dar florzinhas, é o que deixou o meu dia mais colorido!!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Clarear do dia!!!!


Máscara de minha autoria, confeccionada nas Aulas de Ecologia integral da UMAPAZ, facilitadora Cristina Belfort!!!
Conectando me com todos os seres vivos da Natureza, senti o agradável afago do Sol, aquecendo tudo ao meu redor, sensação de acolhimento, vendo o dançar das borboletas e pássaros, a sensação de paz e de plenitude.
Havia uma explosão de aromas no ar:
Alecrim, Alfavaca, Novalgina, Insulina, Lavanda e Tomilho.
E nesse momento pleno de vida.
Entendi que o meu eu outrora vazio, hoje está completo.
Passo por uma fase de integração ainda maior com a Natureza, da consciência de que o pequeno jardim da minha vó faz parte de algo grandioso e muito, muito especial...

Me sinto fortalecida, antes era como se eu tivesse um saco com vários tipos de retalhos, e era um grande peso pra carregar, hoje vejo que está na hora de pegar esses retalhos e fazer uma linda colcha de Patchwork, esse tema é um curso que a Cristina Belfort, artista plástica e pessoa maravilhosa de uma grande sensibilidade, dá na Umapaz.

Por tudo isso sinto que o blog ficará com uma cara meio diferente a partir de agora, além de todos os momentos maravilhosos que tenho no jardim da minha Obá, quero compartilhar minhas experiências como:

· nos jardins que projetamos e executamos, as maravilhosas surpresas que achamos em algumas obras, como um ninho de passarinho com três filhotinhos, ou soluções de obras sustentáveis;
· minhas visitas nos jardins de tia que tem raridades de plantas;
· minhas experiências na Sos mata atlântica;
· Revitalização da praça onde cresci;
e muito mais

Será uma grande fusão, do singelo legado que minha vó deixou: experiência de vó, carinho, dedicação, com minhas novas experiências que tenho do dia-a-dia.

sábado, 20 de junho de 2009

Ipê rosa da Luis gois!!!






Hum!!! Sábado de tarde.....
Aproveitei pra andar, e ir ver o Ipê rosa lindo, lindo, que litarealmente está ARRASANDO O QUARTEIRÃO!!!!
Você não tem noção do tamanho dos (podemos dizer carinhosamente) pompons, ou também, inflorescências, heheh
É de tirar o fôlego!!!
Como a Natureza é maravilhosa, tenho a impressão de que esse Ipê não tem nenhum cuidado, acho que ninguém a aduba..Mas mesmo assim, olha a exuberância que ela nos presenteia!!!




sexta-feira, 12 de junho de 2009

Pôr do Sol











Foto tirada debaixo de um Ipê




Foto tirada da janela do meu apartamento





Já repararam como é lindo o Pôr do sol nessa época.....




Apesar da poluição de Sp, ainda dá pra admirar o Sol se despedindo da gente!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009





Simplesmente adoro!!!!!!
Outro dia fui andar com minha mãe no Viveiro, ela comentou que a Obatcham adoraria ter passado por lá....nós fomos muito ao clube Nippon, que fica em Arujá, era muito fofa, passava o dia perto do lago... Mas nunca tive a oportunidade de leva lá ao Viveiro...

domingo, 7 de junho de 2009

Continuando meu passeio...

O Ipê se entrelaçando...
Adoro as folhas da Embaúba




Mar de moréia




sábado, 6 de junho de 2009

80 anos de Viveiro Manequinho Lopes!!!!






O viveiro Manequinho Lopes fez 80 anos!!!!!
A secretaria do verde promoveu o lançamento de um livreto contando toda a história do Viveiro,com direito a apresentação de coral e tudo no final participei de uma visita monitorada pelo Viveiro, passamos pelos estufins, pela estufa, e pude presenciar as fases do Jatobá brotando!!!!!
Olha que demais:
Seu nome científico é Hymenaea courbaril, Hymenaea deriva de "hymen" com significado de "deus das uniões" em alusão às duas folhas unidas, caracteristica deste gênero.O nome popular Jatobá é originário da língua guarani com o significado de "folha dura" ou "árvore de fruto duro! outro nome popular é Jataí que em guarani"jata-yva" significa "fruto comestível"!!!!
Aí lembrei que outro dia depois de comer uma maravilhosa feijoada de frutos do mar na Vila Mariana com um casal de amigos, fomos tomar um sorvetinho no Frutos do Cerrado e adivinhem de que sabor eu achei, de JATOBÁ, alias tem de vários sabores diferentes de pequi, seriguela....
Hum, que delícia!
Não deixe de visitar o Viveiro quando for ao parque!!!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Adoro esse passeio!!!!!






Sempre que posso vou andar pelo Manequinho, cada visita é uma descoberta, é um desabrochar de flor, e ficar debaixo do Ceboleiro traz uma paz....
Adoro ficar debaixo dele e observar as plantas dançando conforme a brisa que passa, ver os passarinhos brincarem na neve da montanha....
É bom demais......








terça-feira, 2 de junho de 2009

Árvores da nossa cidade e vida!!!

Mostra de pau brasil, quando novo tem a característica de apresentar espinhos....
Já no passeio, não resisti a essa Caliandra

Pau formiga, sua floração é de um vermelho intenso


Aconteceu na semana do meio ambiente, uma palestra sobre árvores no senac Santa Cecília.
A palestra feita pelo pessoal do Árvores vivas e Árvores de São Paulo e foi emocionante encontrar pessoas que trabalham com tanto carinho pelas árvores, adorei!!

Achei o significado da árvore, maravilhosa, que ela é o simbolo da vida em constante evolução e em ascensão para o céu!!!
E as árvores nos oferecem tantas coisas boas:
  • compensa emissão de CO2;
  • Nos fornece madeira, látex, resina, pigmento
  • beleza natural, sombra, abrigo,
  • reduz ventos, mantém chuvas regulares e poluicção do ar e sonora;
  • condição de vida de 50% de biodiversidade;
  • e regula a temperatura.

O grand finale foi o passeio que fizemos em torno do senac, onde encontramos várias árvores, mas o que mais me chamou a atenção foi a Embaúba, o Pau Formiga(estava tentando descobrir o nome dessa árvore), e um Cacauzeiro, todas nas ruas da Santa Cecília!!!

Não deixe de conferir o belo trabalho nesses blogs:

http://www.arvoresvivas.com.br/