quarta-feira, 31 de março de 2010

a chuva trouxe...

Depois de tanta chuva, é muito gostoso ver o que se brota no quintal!!!
No chão do meu quintal tem o tapetinho inglês e com toda a chuva floresceram boõtezinhos rosas, eu acho o máximo!!!!



terça-feira, 30 de março de 2010

Entulho nas ruas




Entre a Av. Ibirapuera final da Rua Joaquim Távora com Rua Dr. Amâncio de Carvalho estão dispostos até que de uma forma ordenada vários entulhos.
Lembrei me do blog da Ira http://www.irasmaias.blogspot.com/ que fala exatamente desse problema em São Paulo.

O pensamento de que o entulho não é problema a partir do momento que é descartado na rua impressiona, pois o ciclo do problema só começa a partir daí, com as enchentes, com a aparecimento de doenças e desvalorização do bairro e segurança do lugar.
Um exemplo disso é a Rua Paulo Rodrigues , praticamente uma rua morta, pois a maioria das construções estão de costas para essa rua, ela amanhece com entulhos, até carro queimado foi depositado nessa rua, além de ratos, vários mendigos aparecem não se importando com a insalubridade da rua. Muito triste ver uma rua sendo tratada dessa maneira.

Existem alternativas para isso com baixo custo, uso e abuso dos ecopontos, para mim funciona bem

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/servicoseobras/projetos/ecoponto/0001

Existem várias unidades, já vi na Vila Madalena, Na Ricardo Jafet, Na Av. Anhaia melo, e uso muito o da Rua José Maria Whittaker

Tenho observado que muitas pessoas usam esse serviço da Prefeitura, mas ainda precisamos de mais mobilização, sensibilização a se fazer para que pontos de vício não apareçam.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Adubo caseiro faz couve crescer 3 m em Campinas




Gentem, olha o email com essa notícia maravilhosa!!!
Não tem como, usar composto orgânico feito em casa é de uma vida!
Lembro da terra da minha vó que ela preparava com seu composto orgânico, totalmente diferente com o que eu compro no ceasa....


Adubo caseiro faz couve crescer 3 m em Campinas
Horta com pés de couve medindo 3m de altura desperta a atenção de quem passa em frente à casa
do seo Irineu.

Uma horta com pés de couve medindo 3m de altura desperta a atenção de quem passa em frente à casa do seo Irineu Semionatto. O aposentado de 80 anos diz que plantou hortaliças durante grande parte da vida e que nunca tinha colhido um pé deste tamanho. 'Minha mulher falou para eu cortar, eu disse que não podia fazer isso, é uma marca!', afirma o simpático ex-pedreiro que agora se dedica ao cultivo de diversas verduras. A proeza do pequeno agricultor tem um segredo: o adubo. Irineu afirma que há cerca de cinco anos só utiliza adubo feito a partir de restos de alimento de sua residência. Ele deposita as sobras em uma caixa de madeira no quintal e espera que a decomposição transforme os restos em adubo, processo que dura cerca de seis meses.' A sugestão foi do meu genro, que é biólogo, desde então reparei que as hortaliças começaram a ficar bem mais vistosas' , ressaltando que os pés de rúcula, de alface e de cheiro verde também aparentam estar naturalmente 'anabolizados' .

'Muita gente para aqui em frente de casa pra tirar fotos!', afirma o entusiasmado agricultor. Quando começou a utilizar o adubo feito a partir de restos orgânicos de sua cozinha, ele fez testes comparativos com o adubo convencional. Segundo ele, o fertilizante 'de cozinha' resultava em produtividade bem mais significativa do que com o adubo a partir de esterco de galinha

É isso aí Seu Irineu!!!Vamos fazer composto orgânico!!!!

O livro das árvores dos índios Ticuna!




Que lindo esse livro!!!
Tem um calorzinho gostos sabe....

A forma como eles escrevem a relação dos Ticuna com as árvores.
Os Ticunas respeitam as árvores e preservam as árvores para suas próximas gerações.
A Samaumeira é árvore sagrada e foi dela que o mundo se criou...
Respeitam as entidades que protegem a floresta e as árvores...
Conhecem e citam uma infinidade de animais que dependem e ao mesmo tempo as árvores dependem delas para que haja semeadura da mesma´.Com ilustrações lindas que me lembraram a arte Naif, os Ticunas vão detalhando as árvores em seus desenhos!!!
Vale muito a pena, folhear e conhecer um pouco das árvores e sua relação com os Ticuna!!!

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ticuna/1349


A seguir um poema lindo que está no livro:

"Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
E vem a noite.
Vem a lua.
E vêm as sombras que multiplicam as árvores.
As luzes dos vagalumes são estrelas na terra.
E com o Sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."

Hum!!! Quero muito conhecer uma Samaumeira de perto!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Guia ecológico doméstico



Guia Ecológico Doméstico!!!
Maurício Waldman
Dan Schneider

Como se livrar de baratas, como reciclar papel...
É um livro destinado aos que desejam alternativas para tornar a residência ecologicamente equilibrada e estão preocupados com a conservação e valorização da Natureza!!!
Peguei emprestado na Biblioteca Sapucaia, da UmaPaz!!
Adorei o livro, dá explicações de como fazer uma composteira em casa, tem receitas de como conservar os alimentos sem uma geladeira, como combater as formigas, impressionante como a pimenta em pó, paprica, pó de café, e algumas gotas de suco de limão podem causar um estrago num formigueiro!!!
Ou Perfumar a cozinha com um poucode açucar mascavo e canela, cozinhando em fogo baixo, adorei!!!!!!
Lembro da minha Obatcham separando a casca da cebola e deixando num vasilhame, parece que espantava as baratas, e para ambientes úmidos ela colocava carvão, que chupa a umidade...Saudade da Obatcham!Alias esse livro me lembrou muito da minha vó, das receitinhas que ela fazia, de todo o processo de reaproveitamento que ela fazia das coisas!!
Enfim, tem dicas de como limpar a casa ecologicamente a base de agua e sabão.
É um bom começo pra quem quer ter uma casa com boa energia e ao mesmo tempo ajuda a Natureza a manter se do jeito que ela é. :}

sábado, 20 de março de 2010

Exposição de Orquideas nesse FDS!!!!

Começa a 82ª Exposição de Orquídeas em São Paulo


A Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) organiza para o próximo dia 19 a 82ª Exposição de Orquídeas no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento terá uma comissão da American Orchid Society que fará o julgamento e premiação das plantas em destaque, por meio de critérios internacionais. Serão analisados quesitos como quantidade de flores, tamanho e forma da flor, cor, cultivo e raridade.
As plantas brasileiras terão destaque na exposição. As Miltônias e Cattleyas Labiatas, com cores e formas marcantes, são muito procuradas para decoração. Conhecida como "rainha do nordeste", a orquídea Cattleyas Labiata possui um perfume surpreendente.

Cerca de 150 colecionadores e associações orquidófilas de diversas cidades e estados devem expor aproximadamente 1200 plantas. A Associação espera receber cerca de 20 mil visitantes nesta exposição.

Durante os três dias de evento haverá venda de substratos, livros sobre cultivo, vasos e orquídeas com preços a partir de R$ 7,00 para as mudas e R$ 15,00 para as plantas floridas. Serão promovidas aulas gratuitas de cultivo e sem necessidade de inscrição.

Serviço

82ª Exposição de Orquídeas - 19 a 21 de março de 2009 - das 9h às 19h

Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Rua São Joaquim, 381 - Liberdade Tel. 11 3207.5703

Aulas gratuitas sobre cultivo de orquídeas todos os dias às 10h, 14h e 16h (não é necessário fazer inscrição)

Entrada franca

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prêmio Planeta Casa 2010




Prêmio Planeta Casa 2010: inscrições abertas!

Em sua 9ª edição, prêmio promovido pela revista CASA CLAUDIA e Planeta Sustentável abre espaço para profissionais, empresas e entidades que apostam na sustentabilidade
Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Prêmio Planeta Casa 2010, uma iniciativa da revista Casa Claudia e do projeto Planeta Sustentável, da Editora Abril. O prêmio é gratuito e tem a missão de valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção, design e decoração que estão engajados na tarefa de conciliar conforto e bem-estar com total respeito ao planeta.
Em sua nona edição, o Prêmio Planeta Casa conta com seis categorias: Ação Social, Produtos de Decoração, Materiais de Construção, Projeto Arquitetônico, Design de Interiores e Empreendimentos Imobiliários. Podem concorrer empresas, organizações não-governamentais (ONGs), arquitetos, engenheiros, designers de produtos, designers de interiores, construtoras e incorporadoras.
O regulamento completo está disponível no hotsite do concurso: www.casa.com.br/planeta-casa. Os trabalhos serão avaliados por um comitê julgador independente, formado por professores universitários, profissionais renomados e coordenadores de ONGs e empresas ligadas à proteção do meio ambiente. Os participantes podem inscrever quantos produtos ou projetos desejarem e, ainda, disputar o prêmio em mais de uma categoria.
Os vencedores participarão de uma festa de premiação, em que receberão troféu - uma escultura de vidro assinada pela artista plástica Jaqueline Terpins - e terão seus trabalhos publicados na edição de outubro da revista CASA CLAUDIA – que circula em todo o Brasil com mais de 1.000.000 de leitores.
Para mais informações: tel. (11) 3037-5091 ou pelo e-mail planetacasa@abril.com.br
Inscreva-se e mostre ao Brasil o seu talento!
O prêmio

A ideia e os conceitos do prêmio surgiram em 2001, com a publicação do suplemento especial Planeta Casa, na revista CASA CLAUDIA, que já apontava os pioneiros na criação de produtos, projetos e ações sustentáveis. Em 2002, CASA CLAUDIA lançou a 1ª edição do Prêmio Planeta Casa e, desde então, tem colaborado para a divulgação de ideias, novas atitudes e projetos, processos produtivos e produtos afinados com o desenvolvimento sustentável.
Em oito anos, diversos jovens talentos dos quatro cantos do país foram descobertos graças ao Prêmio. Com pioneirismo, o Planeta Casa conquistou a credibilidade dos participantes e dos leitores, e tornou-se uma grande vitrine de boas práticas, trabalho sério e descobertas inovadoras!
Sobre o Planeta Sustentável
O Planeta Sustentável é um movimento de comunicação que, há três anos, promove a discussão de ideias inovadoras em tecnologia, ambiente, urbanismo, políticas públicas e responsabilidade corporativa. Empresas como a CPFL Energia, Bunge, SABESP, Petrobras e o Grupo Santander Brasil patrocinam o Planeta Sustentável.São 36 revistas de grande circulação da Editora Abril e seus sites conversando com seus leitores sobre o assunto, além de inúmeros eventos e um grande site: o www.planetasustentavel.com.br.

Pedal Verde no domingo!

Gentem!!!!

Olha que programa legal pra se fazer no domingo!!!!
Com muito verde e pessoas especiais!!!!
Eu recomendo!!






CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSARIO DO 1.o ANO DO PEDAL VERDE e ANIVERSÁRIO DE 82 ANOS VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

O Pedal Verde comemora 1 ano junto com o aniversario de seu parceiro de 82 anos de idade, o Viveiro Manequinho Lopes, um dos grandes responsaveis pelo verde de Sao Paulo. Veja a programacao detalhada dos dois aniversariantes e participe:

PROGRAMACAO DETALHADA


8hs Concentração no Viveiro Manequinho Lopes

8h10 Chi Kung e Tai Chi Chuan: movimentos inspirados nas árvores e na natureza.

8h30 A história do Viveiro e do Pedal Verde

8h40 Conheça e experimente as invenções do Pedal Verde: bicicleta Pedal Verde com mudas e ferramentas e a mala muda.

9hs Saída do Viveiro Manequinho Lopes de bicicleta e a pé com mudas de árvores nativas produzidas no viveiro para plantio no Manequinho, no parque Ibirapuera.

9h30 Conhecendo árvores do parque Ibirapuera, bate papo sobre as espécies e muita canção,incluindo a canção Pedalando e Plantando, do Pedal Verde.

10h Retorno ao Viveiro Manequinho Lopes e plantio no Viveiro.



Convidamos a levar:

- Bike se tiver, não sendo obrigatório: é possível alugar no parque ou ir a pé acompanhando o movimento com as malas-mudas.

- Instrumentos musicais

- Lanche

- Água


ANIVERSÁRIO DE 82 ANOS DO VIVEIRO MANEQUINHO LOPES


PROGRAMAÇÃO:
9h00 - Plantio de árvores no Viveiro: Operação Pedal Verde
10h00 - PLANTE NO MANEQUINHO: Traga seu filho para fazer um plantio no
viveiro
10h00 às 10h30 - Palestra sobre a Escola Municipal de Jardinagem
10h30 às 13h00 - Oficina: como cuidar das plantas domésticas (oficina para
30 pessoas - inscrição no dia do evento a partir das 9h00)
11h00 - Dança Circular
11h00 - Visita monitorada (40 vagas - inscrição no dia do evento a partir
das 9h00)
14h00 - PLANTE NO MANEQUINHO: Traga seu filho para fazer um plantio no
viveiro
15h00 - Visita monitorada (40 vagas - inscrição no dia do evento a partir
das 9h00)

Durante o dia todo haverá exposições diversas!
LOCAL DO EVENTO: VIVEIRO MANEQUINHO LOPES (PARQUE IBIRAPUERA)

ACESSOS AO VIVEIRO:

- PORTÃO 7A DA AVENIDA IV CENTENÁRIO (SOMENTE PEDESTRES)
- PORTÃO 7 DA AVENIDA REPÚBLICA DO LÍBANO (CARROS E PEDESTRES)

Na minha casa tem uma Pitangueira!!!

Quando alugamos a casa, quem nos deu boas vindas foram as Arecas bambus e a Pitangueira!
Ah, Pitangueira linda, ela ainda está judiada, já faz algum tempo que a casa estava vazia, por isso quem estava morando na casa eram vários tipos de lagartas!!!
Mas depois da mudança ela nos agraciou com algumas frutinhas azedinhas mas doces!!!
E como ela é linda cquando fica toda florida, lembro que em uma das minhas caminhadas no Parque do Ibirapuera lá estava ela, forrada de branco com suas flores delicadas!
E no curso de Simbologia das Árvores que participo na Umapaz, descobri que a Pitangueira abre os caminhos financeiros e os bons negócios!!!!!hum!!!Importante!!
E como suas folhas tem um aroma delicioso costumam forrar os terreiros, aqui ela naturalmente forra minha escada!!!

Pitangueira é da família das Myrtaceae, da mesma família da Guariroba, e é típica aqui da região da Mata Atlântica!!!!heheh Viva a Mata atlânica aqui de casa, pelo menos aqui no meu quintal ela está bem representada, alías é outra caracteristica dos quintais brasileiros, pois como o seu fruto maduro se desmancha fácil, ele não é comercializado, mas a lembrança de comer uma pitanga no quintal da tia é bom demais!!!No Viva a Mata que é realizado todo o ano no Parque do Ibirapuera pela SOS Mata Atlântica foram distribuidos mudas de Pitanga, onde participei com Árvore!!hehe
Bom ela tem alto teor de cálcio seu chá é recomendado por suas qualidades teraupeticas!!!
Muito feliz em tê-la aqui em casa!!!




Pitangueira encontrada no Parque da Aclimação junto com o pessoal do Arvores vivas
http://arvoresvivas.wordpress.com/2010/01/



Olha a Pitangueira de casa!!!