quarta-feira, 25 de março de 2009

Que mato é esse??


Tentando ajeitar o Cantinho da Obatcham, que tava cheio de mato, e esse na foto em primeiro plano em especial aparecia bastante nos vasinhos da Obatcham!
Perguntei a minha mãe se ela sabia o nome do Matinho... Ela achava que era mentruz, e fomos as duas a procura pela internet!!!
Para nossa surpresa, descobrimos que esse mato é uma erva já conhecida pelos indios e usada como anti inflamatório!!Mas deve ser usada com muita cautela pois o uso em excesso pode causar até a morte...que erva forte!!!!
Mentruz, e erva de Santa maria´é assim que ela é conhecida!
mais informações!!

http://luxuriante.wordpress.com/2008/10/23/mastruz-ou-erva-de-santa-maria/
http://observancias.blogs.sapo.pt/14201.html
http://www.aguaforte.com/herbarium/antihelminticos.html

Ela é recomendada para quem está com vermes, parece ser muito eficaz!!

Pois é não sabia que a Obatcham tinha um erva tão importante nos vasinhos dela!!!Você tem aí no seu jardim??

segunda-feira, 23 de março de 2009

Trevo de quatro folhas!!!






Tentando ajeitar o cantinho da Obatcham, encontrei três vasinhos de Trevo de quatro folhas!!!!
Segundo a lenda, que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 300 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses - com isso, também adquiria o dom da Prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo-de-quatro-folhas, é preciso ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas.
O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.
Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: ESPERANÇA - FÉ - AMOR - SORTE. O número de folhas - quatro - representa um ciclo competo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.
Podemos fazer um belo amuleto com o trevo-de-quatro-folhas: basta colher a folha, cortar bem rente à haste e colocar dentro de um livro grosso para secar bem retinha. Depois é só plastificar ou colocar num saquinho plástico e carregar dentro da carteira ou da bolsa.

A fama do trevo em trazer boa-sorte é tanta que até inspirou uma famosa marchinha de Carnaval gravada por Nara Leão e, mais recentemente, por Fernanda Takai:
Trevo de Quatro Folhas

Vivo esperando e procurando um trevo no meu jardim
Quatro folhinhas nascidas ao léu,me levaria pertinho do Céu
Feliz eu seria e o trevo faria que ela voltasse pra mim...
Vivo esperando e procurando um trevo no meu jardim.
e muita boa sorte!!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Hortelã

Em fevereiro participei do Seminário de Paisagismo e Jardinagem do Senac que ocorre todo ano, http://www.sp.senac.com.br/ e foi super bacana, no final de toda a palestra há um sorteio no qual fui agraciada!!!!
Assisti a algumas palestras:
Paisagismo em varandas e apartamentos;
Interação entre designers e paisagistas na obra;
mas o que mais me tocou foi o de ERVAS NO PAISAGISMO, com as moças super simpáticas e apaixonadas por ervas da SABOR de FAZENDA!!!!
Adoro renovar minhas energias na área de paisagismo assistindo a palestras como a delas, e de outros arquitetos paisagistas como Raul Isidoro. Lembro me que no ano passado participei de palestras pela ABAP, e foi a mesma sensação, de beber da fonte!!!!!
Bom na palestra elas abordaram sobre várias ervas, e comentaram que a Hortelã é muito difícil de se dar em vaso, para a minha SURPRESA!!!pois a Obatcham tem vários vasos com hortelãs gigantes, fiquei muito orgulhosa, viu Obatcham!!!!!
Mas plantada junto a outras ervas a de Hortelã acaba invadindo tudo!!
Foi ótimo!
Elas dão palestras no viveiro, quero ver se faço a gastronomia e as ervas!!!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Fazendinha!!!!!






Sabe, São Paulo, é uma loucura, trânsito, carros, avenidas, foligem, poluição....



Mas prefiro prestar atenção no verde que existe em São Paulo, e encontramos muita vida, muito verde e muita Natureza, mas ás vezes a gente se surpreende com o que as pessoas descobrem, tenho amigos queridíssimos que o Makako trouxe pra minha vida, A família Bernardes...
O Chicão encontrou um terreno esquecido, mas maravilhoso, se São Paulo fosse um deserto, aquele lugar seria um Oasis!! Depois de muita reforma, carinho, atenção de todos, a casa está linda, e o Chicão está botando a mão na massa pra deixar o entorno dela bem verde!!
Nos fundos tem uma Jaboticabeira que dão jaboticabas enormes, as crianças sobem nas árvores, tem galinhas andando pelas bananeiras, As marias sem vergonhas não param de dar flores, orquideas estão se enraizando nas árvores, simplesmente um Paraíso,eles merecem!!!
Com toda essa vida acontecendo em volta, na casa funciona o escritório, e ainda tem um Atelier!!!